quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CONCURSEIRO TEM QUE SER SELETIVO

Estava eu passeando pela rede a fora. No caminho, muitas tentações. Uma voz vinda de trás das árvores dizia "compre mapas mentais", "leia o resumo", "apostila completa", "assista aos vídeos"..." Entrei em tudo, li tudo, vi tudo, adormeci... Acordei com uma dor de cabeça profunda, o pescoço tenso a merecer "dorflex" power mega super... Acabei descobrindo a moral da estória: não vá pelo caminho da floresta. Você vai se perder e, talvez, nunca chegue à casa da vovozinha... Siga pelo caminho do rio. O caminho do rio é você quem traça: pegue o Edital, liste as disciplinas em tópicos e subtópicos, distribua as horas de estudo conforme o peso e o número provável de questões da disciplina. Use a matemática: se são 10 questões em 100, use dez porcento do tempo destinado aos estudos. Organize-se. Dentro do tempo delimitado, não pare para olhar as "face"-flores no caminho, nem os "tweets" dos pássaros que revoam o céu. Quer resumo? Faça o seu. Mapa mental? Construa-o. Quer entrar num Forum, só se for para descobrir se a questão x foi anulada. No mais, siga seu ritmo. Para frente o caminho é longo? Então olhe para trás e veja quantos passos você já deu. Não pare. Ou o lobo mau te pega. Bons estudos!

12 comentários:

  1. Oi Professora,
    Qual é a dica que você poderia nos dar a respeito da prova de C e E do Cespe? Tipo: é ler com atenção? Cai mais a letra da lei? Como seria melhor fazer para não errar tanto?
    São questões muito subjetivas. Mesmo sabendo a matéria, erramos muito pois o Cespe só considera o que ele quer.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, se você pegar uma bateria de CESPE, perceberá que as frases falsa são "bem falsa" Então, estrategicamente, se você buscar as falsa, há uma probabilidade de que as que sobrarem sejam verdadeiras, mesmo que a redação seja um pouco subjetiva. Experimente! Sucesso!

      Excluir
    2. Muito boa essa dica, você é incrível o/

      Excluir
  2. Olá professora!
    "Descobri" seu canal no youtube e tem sido muito útil para os meus estudos!
    Moro em Brasília onde se "respira e vive concurso" 24h por dia! A pressão aqui é muito grande, para onde vc olha vê um outdoor de propaganda de cursinho, na tv os intervalos são de milhares de cursinhos preparatórios...enfim, vive-se aqui para estudar para concurso! E isso que você escreveu é bem verdade, temos q fazer o nosso plano de estudo, focar e seguir em frente!
    Agradeço as aulas que tem disponibilizado na internet!Elas tem sido preciosas para o meu estudo!
    um abraço,
    Pryscilla Morais
    twitter:@pryscillams

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pryscilla, que bom que você está buscando o seu foco. É isso mesmo: fazer o nosso planejamento e deixar o mundo se degladiar lá fora! Sucesso para você!

      Excluir
  3. Olá prof. Elisa,

    Amei o tópico, e tem que ser mesmo assim, se não tiver foco a gente realmente se perde. Amo suas aulas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Professora Elisa, amei este artigo. Na verdade, é o que tenho feito: participo de vários grupos de estudo, baixo um monte de apostilas e aulas, material grátis, mapas mentais e apostilas, etc, etc, etc... Difícil é saber qual material usar, principalmente quando a didática é diferente. Esse "mundo de oportunidades" tem me atrapalhado bastante, uma vez que gasto um tempo enorme com tantas coisas e no final do dia ou da noite, já estou cansada e não aprendi muita coisa. É um pouco difícil organizar o material certo quando se estuda sozinho. Não encontramos "Elisas" com facilidade na internet. Seu trabalho é fantástico! E para um aluno como eu que não dispõem de muitos recursos financeiros é um achado! Obrigado por tudo! E aceito suas sugestões e orientações. Quando eu chegar lá você vai fazer parte disso! Deus te abençoe! A paz!

    ResponderExcluir
  5. Professora,
    Fez cirurgia? Está bem?

    ResponderExcluir
  6. Professora Eliza, tenho uma pergunta... Quando sai um concurso é sempre bom fechar cada materia ou estudar um pouco de cada uma por dia, por exemplo a prova vai cair direito constitucional, administrativo e penal, é melhor eu estudar por dia um pouco de cada materia, ou é melhor eu estudar uma materia de cada vez ate fechar?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Excelente dica, vou seguir assim mesmo!!!
    Obrigado pelos videos.

    ResponderExcluir