sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1 MILHÃO!

Hoje eu acordei me perguntando: como é que cheguei a 1 Milhão de acessos no youtube em 6 meses? Tudo bem que, tratando-se de mundo global, qualquer vídeo que mostre um bebê bonitinho, alguém pagando mico, ou qualquer mulher com nome de fruta, alcançaria fácil essa audiência! Mas os meus vídeos são sobre Direito Administrativo: coisa que a maioria das pessoas nem sabe o que é: "Você é adevogada?"(sic) "Sim" "Mexe com o quê?" (sic) "Direito Administrativo" .... breve silêncio.... "Será que vai chover?" A pessoa muda de assunto completamente para não demonstrar que não faz a menor ideia do que seja isso! Infelizmente, no Brasil, não temos a cultura da Política. Não sabemos o que é Estado, Poder Público, Administração Pública, mal sabemos que o poder emana do povo... E é assim que passamos a detestar, de graça, a matéria de Direito Administrativo: "Nossa! Aquela matéria é chata toda vida!" Creio que a resposta à minha pergunta "como chegamos em 1 Milhão?" Tem duas possíveis hipóteses que se conjugam: 1)de um jeito simples e muito meu tenho ensinado aos alunos que o Direito Administrativo não é nenhum bicho de sete cabeças; e 2)Eu me importo com os meus alunos como me importaria com a minha filha. Sem pieguice, eu realmente desejo que o meu aluno aprenda o que eu ensino. Eu não quero que ele decore o conteúdo. Quero que entenda, que se sinta capaz, que se emancipe do senso comum, que se torne um cidadão melhor, que lute por um Brasil diferente para o Futuro! Eu penso que essa seja a razão da audiência: uma nova geração de seres humanos que querem bem mais que banalidades e futilidades televisivas vem surgindo. QUERIDOS, TALVEZ NÃO FAÇAM IDEIA DE COMO EU SOU FELIZ E REALIZADA POR TER VOCÊS COMO MEUS ALUNOS, AINDA QUE EM DISTÂNCIA FÍSICA, MAS A UM CLICK DO MOUSE. SUCESSO A TODOS! DE CORAÇÃO!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

GESTÃO PÚBLICA

Olá queridos alunos, hoje quero falar sobre um tema recorrente nos atuais concursos que deixa qualquer estudante de cabelo em pé. Já viu Edital que pede: GOVERNANÇA, ACCOUNTABILITY, CULTURA ORGANIZACIONAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA.... Os concursos de nível superior, quase todos, misturam Direito Administrativo, Administração Pública e Gestão Pública num tópico do Programa e o candidato fica doidinho procurando uma fonte confiável de leitura. Recomendo o livro "Manual de Gestão Pública Contemporânea". O livro é bem dividido, o sumário ajuda a identificar tópicos do conteúdo programático e, embora não seja uma obra voltada para concurso, a leitura é leve e aprazível. Bons estudos!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MAPAS MENTAIS - FELIPE LIMA

Muita coisa tem sido vendida como mapas mentais na internet... A maioria, inclusive, não passa de esquemas no estilo (1, 1.1, 1.1.1, ...) feitos do centro do papel para as extremidades. Para mim, Mapa mental tem que ter poucas, ou nenhuma palavra. Tem que ter imagens que fazem você pescar o conteúdo dentro da sua cabeça. Você estuda, aprende e guarda o conteúdo lá dentro do seu cérebro (em algum lugar...), mas quando precisa da informação ela some, desaparece! Você só lembra de novo daquilo quando não precisa... Está tentando lembrar o nome de um conhecido, aí vem na cabeça um fragmento de uma matéria que você estudou... Sempre falo aos meus alunos que as memórias ficam presas em uma das pontas de um barbante. Mas, para tirar a informação de dentro da cabeça, você tem que pegar a outra ponta do barbante e puxar o fio da memória. Por exemplo, você não lembra de jeito nenhum o número do telefone do fulano. Aí você pergunta para alguém que sabe. O alguém diz: "o telefone dele é 99.." E você: "Pode deixar. Já lembrei!" Bastou dois números e você pescou o restante. Acontece com a gente o tempo todo, não é? Pois então, os mapas mentais têm que ser um link com o conteúdo e não o conteúdo puro. Sou fã do Professor Felipe Lima. Os Mapas Mentais dele têm essa característica que lhes falei. Você assisti o vídeo, (veja um de exemplo sobre art. 5° da CF: http://www.youtube.com/watch?v=rkmIMhMGzBg ) depois, quando ler o texto da Constituição, as ilustrações aparecem na sua cabeça. Sabe quando a gente vê um filme e depois lê o livro? Aí você se lembra das cenas que assistiu? Experimentem....

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CONCURSEIRO TEM QUE SER SELETIVO

Estava eu passeando pela rede a fora. No caminho, muitas tentações. Uma voz vinda de trás das árvores dizia "compre mapas mentais", "leia o resumo", "apostila completa", "assista aos vídeos"..." Entrei em tudo, li tudo, vi tudo, adormeci... Acordei com uma dor de cabeça profunda, o pescoço tenso a merecer "dorflex" power mega super... Acabei descobrindo a moral da estória: não vá pelo caminho da floresta. Você vai se perder e, talvez, nunca chegue à casa da vovozinha... Siga pelo caminho do rio. O caminho do rio é você quem traça: pegue o Edital, liste as disciplinas em tópicos e subtópicos, distribua as horas de estudo conforme o peso e o número provável de questões da disciplina. Use a matemática: se são 10 questões em 100, use dez porcento do tempo destinado aos estudos. Organize-se. Dentro do tempo delimitado, não pare para olhar as "face"-flores no caminho, nem os "tweets" dos pássaros que revoam o céu. Quer resumo? Faça o seu. Mapa mental? Construa-o. Quer entrar num Forum, só se for para descobrir se a questão x foi anulada. No mais, siga seu ritmo. Para frente o caminho é longo? Então olhe para trás e veja quantos passos você já deu. Não pare. Ou o lobo mau te pega. Bons estudos!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DESCOMPLICADO

Olá! Esse post de hoje será um post beeem preguiçoso... hoje é feriado em Belo Horizonte e estou escrevendo diretamente da cama...quentinha... ô preguiça boa! O livro que comento hoje é o que tenho indicado em sala de aula, nos últimos anos, para meus alunos concurseiros que pretendem concursos de nível superior. Por que os de nível superior? Porque, nos concursos de nível médio, basicamente tem sido cobrada a legislação seca. Então, entendo que, nesse caso, informação demais pode até confundir o aluno. Esta obra, do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, congrega jurisprudência, questões de concurso e expõe os trechos das obras do Hely, do Celso Antônio e da Maria Sylvia, conforme a banca examinadora.
Recomendo!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MSZP

Vamos falar de MSZP! Você, certamente já viu essa sigla em alguma apostila. Trata-se da abreviação do nome da autora mais cobrada em concursos públicos. Profa. Maria Sylvia Zanella de Pietro.
O maior mérito da obra da Professora Maria Sylvia é o contraponto que ela faz entre os autores Hely Lopes e Celso Antônio. Daí, então, o porque de ser uma obra tão adotada pelas bancas: em suas páginas encontram-se as três doutrinas. Apenas uma ressalva para os concurseiros mineiros. Por ser de São Paulo, a autora comenta a legislação paulista, que, muitas vezes, difere da legislação das Gerais, então, não tomem os exemplos como verdades absolutas. Indicado para todas as bancas, especialmente FCC e FGV. Bons estudos!

sábado, 11 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS

Meu abraço carinhoso a todos meus alunos pais, aos papais dos meus alunos e alunas, aos que os papais já estão junto ao Pai, às alunas "pães" (mães que também cumprem o papel de pai). Nesse post de dia dos pais, queria sugerir uma leitura muuuuito legal: Desde que assisti a apresentação, no Expo Money, da autora Cassia D'Aquino, que sou fã demais dela. Ela explica de um jeito muito bacana como ensinar nossos filhos a terem uma vida financeira saudável. Visitem o site dela: www.educacaofinanceira.com.br e deem uma olhada no livro "Educação Financeira: Como Educar seu Filho" . Na se trata de um livro de auto-ajuda ou coisa parecida. É um livro prático, dinâmico, essencial e gostoso de ler para ensinarmos nossos filhos, desde a mais tenra idade, a desenvolver competências necessárias para lidar com o dinheiro e as relações de consumo. Ao ler o livro, descobrimos uma criança em cada um de nós que, talvez, mais que nossos filhos, precisa aprender a lidar com as finanças pessoais. O livro vale cada centavo, literalmente! Feliz dia dos Pais!

DOUTRINA: CELSO ANTÔNIO

Olá, queridos estudantes! Vamos falar do livro do Celso Antônio? Esta obra é indicada para os concursos jurídicos de procurador, delegado, magistrado e, especialmente, quando a banca for CESPE. Trata-se de um autor mais politizado, que traz uma leitura mais crítica do Direito Administrativo, da Administração Pública e dos Governos. O texto é bastante denso e escrito em linguagem jurídica mais carregada, Até mesmo os estudantes de direito têm um pouco de dificuldade de interpretação. Quem já assistiu alguma palestra do Professor Celso Antônio, entende melhor sua obra. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 29Ed/2012, São Paulo: Malheiros. (meu blog cismou de não aceitar imagem nesse post.. não fica chateado, não, Celso Antônio, depois dou um jeito....) dias depois... segue a fotinho do seu livro, mestre!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DICAS SOBRE MATERIAL DE ESTUDO

Os alunos sempre me perguntam sobre apostila, material de estudos, etc.  Bem, não gosto de estabelecer verdades absolutas sobre isso. Ou seja, julgar que um material é bom ou ruim, melhor ou pior. Penso que cada aluno tem seu perfil de leitura, de aprendizagem... o livro que um detestou o outro ama! Não tem receita. Mas, posso compartilhar algumas considerações sobre as doutrinas mais cobradas em Concursos e Exames de Ordem. Hoje comentarei a primeira. Vamos lá:

A Obra do Professor Hely Lopes Meirelles é um clássico. Todas as Bancas de Concurso, em um ponto ou outro do Direito Administrativo, adotam este livro. Por exemplo: a classificação de agentes públicos em honoríficos, delegados e credenciados; em ato administrativo, os elementos de validade, as espécies; as noções gerais de administração direta e indireta... Contudo, como o Professor faleceu em 1990, a parte relacionada à Reforma Gerencial não foi ele quem escreveu. Nada contra a atualização, mas há autores que falam mais aguçadamente sobre esta temática. Esta obra é bastante adotada pela FCC, FUMARC e FUNDEP. (Se quiserem saber sobre o perfil de bancas locais, enviem questões no meu e.mail e até o programa do Edital, posso fazer um diagnóstico. Só lembrando que ainda não comprei minha bola de cristal! rs). Professora, é para comprar este livro? Um livro só não faz verão.... Estude pela legislação atualizada, pelos materiais que os cursinhos oferecem, e, se tiver um livro, ótimo!!
Amanhã comento mais um!
Bons estudos!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EU VOLTEI!

Queridos alunos belorizontinos e youtubenses,

Este blog estava meio apagado, abandonado, largado.... Mas, diante dos pedidos de que tenhamos um canal de contato além do youtube, onde todos os dias recebo mensagens abençoadas dos meus queridos alunos, resolvi reavivá-lo. Espero vocês! Manifestem suas dúvidas, anseios, certezas e bons estudos!